quarta-feira, 5 de maio de 2010

PRIMEIRAS INICIATIVAS RADIOFONICAS EM NATAL

SITE - SITE DA UFRN

Em Natal a pioneira emissora de rádio se deu através da Difusora do Sr. Luis Romão, proprietário do Indicador da Agência Pernambucana (IAP). Os primeiros passos para a instalação da rádio em Natal se deu em 1938, com a instalação dos auto-falantes por quase todas os bairros da cidade, totalizando em vinte e dois auto-falantes, que transmitia diariamente músicas e informações sobre a guerra. Nestas programações eram valorizados os artistas locais com participações marcantes.

Em 1936 aconteceu a primeira tentativa para se instalação de uma emissora semelhante as existentes em outras capitais. A Rádio Sociedade do Rio Grande do Norte funcionou ainda em fase experimental, mas devido à falta de recursos financeiros, ela deixou de ser legalizada e fechou pouco tempo depois.

R . E . N – Rádio Educadora de Natal

Apesar da primeira tentativa ter fracassado, a idéia não morrera; por isso em junho de 1939, surgiu um movimento para criar uma nova emissora de rádio que teve o Aéro clube de Natal como sede para as suas primeiras reuniões onde foi elaborada a Rádio Educadora de Natal (REN), apesar de ser desacreditada e criticada por muitos, conforme relatou um dos entusiastas precursor do rádio em Natal, o Sr. Figueira Filho “os eternos descrentes riram perdidamente diante do disparate: Natal com estação de rádio? Era lá possível o que! E seguiu a clássica campanha do ridículo”.

Com tudo isso, em fevereiro de 1939, estava pronto os estatutos e a primeira diretoria eleita para dirigir a nova emissora, para isso contou com a contribuição de várias prefeituras do interior que ajudaram na manutenção da nova rádio.

Em abril do mesmo ano, aconteceu o lançamento da pedra fundamental no prédio da REN situada na Avenida Deodoro, terreno doado pelo governador do Estado, o Sr. Rafael Fernandes. Muitas autoridades contribuíram para essa construção, bem como a realização de várias festas em prol da nova rádio que contava com a participação marcante dos cantores locais como Protário Melo, Paulo Lyra, Pedro Duarte, Dulcinha Pinto, Elza Dantas dentre outros. Foi durante essas festas que o Dr. Josué Silva se revelou como locutor e apresentador da REN.

Em 22 de janeiro de 1941 é inaugurada a torre da Rádio Educadora de Natal e em outubro daquele mesmo ano, foi autorizado o funcionamento da rádio em caráter experimental, passando apenas dois meses e sendo posteriormente liberada para funcionamento definitivo.

Aconteceu então em 30 de novembro de 1941, a solene inauguração da Rádio Educadora de Natal, sendo em 1944 incorporada aos Diários e Rádios Associados do Dr. Assis Chateaubriand, passando a chamar-se Rádio Poti como hoje é conhecida.

RADIONAL – Rádio Internacional do Brasil

Durante a guerra, a comunicação era tão importante quanto as munições de suas armas, por isso houve por parte das autoridades grandes investimentos para suprir as deficiências deste instrumento de transmissão de informações tão importante, o rádio. Sendo assim, em agosto de 1944 na cidade de Natal começaram a funcionar os telefones internacionais da Rádio Internacional do Brasil – A Radional. Segundo diretor da filial da rádio, Dr. Roriz Sá, foram investidos muito dinheiro para que esse empreendimento fosse realizado. Quando a filial da Radional veio para Natal, já existiam estações funcionando em outros estados do Brasil como Belém, Fortaleza, Recife, São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. De início, a rádio funcionou provisoriamente no Edifício da Rua Mossoró no centro da cidade, sendo posteriormente transferida para as proximidades do posto fiscal na Av. Salgado Filho, na altura aproximada do local onde atualmente está localizado o conjunto Dr. Jaime Câmara no bairro da Potilândia. Um terreno medindo 27.000m², bem distante dos ruídos da cidade, foram instaladas as antenas de recepção e de transmissão da nova rádio de Natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

PORTAL TERRAS POTIGUARES  NEWS
A MAIOR FONTE DE INFORMAÇÕES ANTIGAS E ATUAIS DO RN, COM 64 BLOGS E MAIS DE 2 MIL LINKS

Minha lista de blogs

Quem sou eu

Minha foto
SUBTENENTE PM DA RESERVA REMUNERADA DA GLORIOSA E AMADA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. PASSEI POR TODAS AS GRADUAÇÕES DA PM, DESDE SOLDADO ATÉ SUBTENENTE. DURANTE MEUS 30 ANOS DE ESTADO EFETIVO TRABALHEI EM 18 CIDADES, EXERCI AS FUNÇÕES DE COMANDANTE DE DESTACAMENTO, COMANDANTE DE PELOTÃO, TESOUREIRO, DELEGADO DE POLÍCIA NOS MUNICÍPIOS DE APODI, DR. SEVERIANO, FELIPE GUERRA, ITAÚ, RODOLFO FERNANDES, GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO, TENENTE ANANIAS, MARCELINO VIEIRA E SEVERIANO MELO.NOS DESTACAMENTOS, PELOTÕES E COMPANHIAS SEMPRE EXERCI A FUNÇÃO NA BOROCRACIA, DAÍ APRENDI A ELABORAR TODOS OS TIPOS DE DOCUMENTOS POLICIAIS MILITARES; COMO DELEGADO DE POLÍCIA E ESCRIVÃO DE POLÍCIA INSTAUREI MAIS DE 300 INQUÉRITOS POLICIAIS, ALÉM DE TER SIDO ESCRIVÃO EM VÁRIOS INQUÉRITOS POLICIAIS MILITARES, INQUÉRITOS TÉCNICOS E SINDICÂNCIA, ASSIM SENDO, APRENDI A INSTAURAR QUAISQUER PROCEDIMENTOS INVESTIGATIVOS POLICIAIS MILITARES. PORTANTO, NA MEDIADA DO POSSIVEL VOU LEVAR MEU CONHECIMENTO ATÉ VOCÊ, ATUAIS E FUTUROS POLICIAIS MILITARES, AGENTES DE POLÍCIA, ESCRIVÃO DE POLÍCIA E BACHAREIS. CONFIRA...