quarta-feira, 5 de maio de 2010

INICIATIVAS RADIOFONICAS EM PARNAMIRIM PARNAMIRIM FIELD

Com o objetivo de “construir, melhorar e aparelhar os aeroportos” entre o Amapá e Salvador, “com o fim de permitir a sua utilização por aeronaves de grande porte” foi que em Parnamirim começou a receber desembarcações equipes técnicas da Airport Division (ADP). “Eram na verdade militares americanos que chagavam para a construção da Parnamirim Field, como o maior campo de aviação e base de operações militares” (PEIXOTO 2003:61). Era uma extensão dos Estados Unidos fora do seu território, durante a II Guerra.

Até esse período o serviço de rádio era usado apenas como meio de comunicações entre as bases.

“Em Parnamirim Field1, o comando militar tinha a preocupação de dar aos soldados sediados todo o conforto e bem-estar possíveis. Existiam quadras de esporte, três campos de beisebol, discoteca, cinema, sorveteria, capela, teatro, cassino para oficiais, praças, dois jornais, ambos semanários, “O The Sar’d Weekly Post”2 e “O Foreign Ferry News.” (PEIXOTO 2003:67).

Como já foi dito, o rádio muito contribuiu como transmissor de informações durante a guerra, e como Parnamirim foi o local escolhido para sediar as bases americanas grande foi a influência para que o rádio se instalasse na cidade. Isso foi possível pelas oportunidades de entretenimentos oferecidos aos soldados, em Parnamirim Field através rádio instalada na base que transmitia informações diretas para os EUA através do “Voices of Parnamirim”.
Com isso, na cidade de Parnamirim algumas iniciativas foram realizadas para a criação de um sistema de radiodifusão na cidade. Sendo assim, na década de cinqüenta, o amante seresteiro, Jorge Domingos Carneiros, juntamente com Ulisses Ávila Neto, militar, deram o pontapé inicial para a criação de um serviço de radiodifusão da cidade. Esta iniciativa chegou a funcionar apenas pelo período experimental, e logo chegou ao fim, sendo os motivos desconhecidos, segundo depoimentos.

PRIMEIRAS INICIATIVAS - PROGRAMAS DE RADIODIFUSÃO

No fim de 1949 a 1950, foi criado então, a rádio difusora “A voz Trampolim da Vitória”, amplificadora Santo Antônio. Tendo a frente o Sr. Octávio Dioclécio de Castro, um homem dinâmico e versátil que vivia com as idéias sempre à frente do seu tempo. Esta rádio tinha sua sede instalada na antiga rua 30 de maio, atualmente conhecido como Avenida Senador João Câmara.
“Os amplificadores eram distribuídos nas poucas ruas de Parnamirim para que a programação fosse ouvida por todos. O romantismo imperava nos corações com uma tonalidade cinematográfica. A sonoplastia era perfeita e reproduzia até sons de cachoeiras e de passarinhos”.(MEDEIROS 2002:108).
Neste período tanto o próprio Sr. Octávio como os filhos José Marciano de Castro(Zito) e Zenaide de Castro assumiam a função de locutores. Alguns amigos também deram sua colaboração nesta função, dentre eles Geraldo Pontes e Soriano de França, personalidades conhecidas na cidade. Vale salientar participação de Ulisses Ávila Neto, o precursor do serviço de radiodifusão na cidade, agora colaborador atuante na rádio que surgiu a seguir.
Nesta rádio, muitos artistas locais tiveram seu lugar garantido nas programações diariamente transmitidas a população. “Os protagonistas desta época, tiveram fins de semana cheios de animação, incluindo-se os programas com apresentações de calouros”. (MEDEIROS 2002:108). Era a magia do rádio que contagiava seus ouvintes.
Vendo que a nova rádio alcançara grande sucesso na cidade, Bernon Ribeiro Pinto, utilizando-se de seus equipamentos de som que prestava serviço a comunidade,criou uma outra rádio conhecida como “A Voz de Parnamirim”.
O surgimento de uma outra rádio gerou um clima de rivalidades entre seus administradores, sendo, portanto necessário que os programas fossem transmitidos em dias alternados. Com isso, os dias das duas rádios estavam contados e sendo seu fim, inevitável.

Em 1956, surge, portanto, uma nova rádiodifusora conhecida como amplificadora “Santos Dumont” sob a direção do professor e ex-vereador, Eliah Maia do Rêgo e do ex-prefeito Antenor Neves de Oliveira.
A sede da rádio funcionava no Potiguar Esporte Clube, fundado pelo próprio Eliah Maia, na época, o mais conceituado clube da cidade que serviu de palco para as grandes atrações durante aqueles períodos de glória do rádio parnamirinense.
Eliah ficou na lembrança dos parnamirirnenses não só por suas conquistas, como também por seu “merecido prestígio como orador, pronunciando memoráveis discursos para quem teve oportunidade de ouvir” (MEDEIROS 2002:42).
Foi se utilizando também do poder que há no rádio, que Antenor Neves deu seus primeiros passos que o levaram a prefeitura da cidade durante dois mandatos.
Também neste período, a rádio “Santos Dumont” pôde contar com a grande colaboração do remanescente Nivaldo Xavier Gomes, militar aposentado e eterno amante da música popular brasileira, que lembra com saudades aqueles momentos vividos no qual com muita satisfação desempenhou a função de técnico com raro brilhantismo.
Segundo depoimentos do Sr. Nivaldo, o clube tinha capacidade para quatrocentas cadeiras e servia como auditório para os programas de calouros, cinemas, palestras, e apresentação de peças teatrais. Entre os programas de auditório vale destacar “Poti mirim se diverte”, “Variedades Alvirrubras”, Sociais Potiguares “, “Evocação e Saudades, “Teatrinhos Alvirubro”, dentre outros.
A rádio Santos Dumont se fazia presente em todas as atividades sociais e esportivas da cidade, porém em meados do fim da década de 60, chega ao fim dessa rádio, devido ao desaparecimento de material e quebra de equipamentos causados por vândalos.
Alguns anos depois, outro serviço veio preencher a falta que ficou nos lares e nos corações dos ouvintes da cidade de Parnamirim. Como o Sr. Nivaldo Já tinha experiência da rádio anterior, ficou com ele a incumbência da preparação da nova rádio que viria a surgir denominada “Serviço de Auto Falantes do Augusto Severo – SAFAS”, nome dado em homenagem ao patrono do Colégio. Contando com a colaboração de estudantes voluntários, a estrutura e instalações foram cuidadosamente preparadas.
Esta nova rádio contou com duas fases, tendo a primeira durando apenas um ano pelos mesmos motivos da rádio Santos Dumont. Depois de um ano, é reativado o novo serviço de som do Colégio Augusto Severo sob a liderança do Sr. Nivaldo e Expedito da Silva, conhecido agora como “A Voz do Estudante Cenecista”.

Esta rádio contava com ajuda financeira do colégio e com ajuda simbólica dos comerciantes da cidade que divulgavam seu comércio. Continuou contando com a participação de uma equipe de alunos voluntários que deu grande colaboração para que os programas acontecessem.
A partir de então, surgiu o desejo de levar a rádio para o centro da cidade, dando início, portanto, a uma grande maratona à procura de um melhor lugar que servisse como sede.
A fase do sucesso do SAFAS descobriu muitos talentos na cidade. Vários talentos vieram ser revelados nos programas de auditórios como a formação da Bandas (Impacto Samba, Xodó e Banda Xaxado), Grupo Araruna – “Grupo Folclórico Tradição de Parnamirim”, que fez muito sucesso pelo interior e na capital do Estado até 1988), “Sociedade Cenecistas”, “Cenecesom” (famosos programa apresentado pelo carismático professor Jurassir), gincanas, reportagens de grandes eventos do colégio e da sociedade, dentre outros.
O SAFAS foi, porém um programa de grande sucesso “chegando quase ser transformada em uma emissora de rádio” conforme declarou o próprio Sr. Nivaldo. “Isso porem não aconteceu devido à falta de visão e credibilidade por parte daqueles que poderiam realizar este sonho”, desabafou.
Devido aos desenvolvimentos da cidade, surgiu a necessidade de uma rádio que viesse suprir aos novos padrões alcançados. Com isso, por iniciativa também do próprio fundador, no dia 31 de março de 1978, precisamente às 21:10m, com o prefixo musical do programa SAFAS - “Cenecista”, aconteceu a solenidade de encerramento definitivo daquele que poderia ter se tornado uma rádio de grande sucesso em Parnamirim e, porque não dizer no Estado e no Brasil.
FONTE - SITE DA UFRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

PORTAL TERRAS POTIGUARES  NEWS
A MAIOR FONTE DE INFORMAÇÕES ANTIGAS E ATUAIS DO RN, COM 64 BLOGS E MAIS DE 2 MIL LINKS

Minha lista de blogs

Quem sou eu

Minha foto
SUBTENENTE PM DA RESERVA REMUNERADA DA GLORIOSA E AMADA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. PASSEI POR TODAS AS GRADUAÇÕES DA PM, DESDE SOLDADO ATÉ SUBTENENTE. DURANTE MEUS 30 ANOS DE ESTADO EFETIVO TRABALHEI EM 18 CIDADES, EXERCI AS FUNÇÕES DE COMANDANTE DE DESTACAMENTO, COMANDANTE DE PELOTÃO, TESOUREIRO, DELEGADO DE POLÍCIA NOS MUNICÍPIOS DE APODI, DR. SEVERIANO, FELIPE GUERRA, ITAÚ, RODOLFO FERNANDES, GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO, TENENTE ANANIAS, MARCELINO VIEIRA E SEVERIANO MELO.NOS DESTACAMENTOS, PELOTÕES E COMPANHIAS SEMPRE EXERCI A FUNÇÃO NA BOROCRACIA, DAÍ APRENDI A ELABORAR TODOS OS TIPOS DE DOCUMENTOS POLICIAIS MILITARES; COMO DELEGADO DE POLÍCIA E ESCRIVÃO DE POLÍCIA INSTAUREI MAIS DE 300 INQUÉRITOS POLICIAIS, ALÉM DE TER SIDO ESCRIVÃO EM VÁRIOS INQUÉRITOS POLICIAIS MILITARES, INQUÉRITOS TÉCNICOS E SINDICÂNCIA, ASSIM SENDO, APRENDI A INSTAURAR QUAISQUER PROCEDIMENTOS INVESTIGATIVOS POLICIAIS MILITARES. PORTANTO, NA MEDIADA DO POSSIVEL VOU LEVAR MEU CONHECIMENTO ATÉ VOCÊ, ATUAIS E FUTUROS POLICIAIS MILITARES, AGENTES DE POLÍCIA, ESCRIVÃO DE POLÍCIA E BACHAREIS. CONFIRA...